Quarta-feira, 22 de junho de 2011

 
A Cidade de Ibimirim - PE (320 Km do Recife) é conhecida, entre outras coisas, como a Cidade dos "Santeiros", artesãos que esculpem imagens de santos em madeira. Utilizam a Imburna de Cambão, espécie nativa da caatinga.
 
A madeira da Imburana de Cambão possui  característica apropriada para o artesanato.

Porém, a Imburana geralmente possui cavidades em seu tronco ou em seus galhos, o que propicia a nidificação das abelhas nativas, sendo uma das espécies da caatinga em que se registra as maiores ocorrências de nidificação de abelhas nativas.

Em razão de grande pressão sobre essa espécie, seja pela demanda do uso de sua madeira para confecção do artesanto, para confecção de colmeias para apicultura e mais recentemente para lenha, a espécie está ficando rara em diversas regiões .

A Associação de Santeiros de Ibimirm Arte Santa está preocupada com está situação e propõe um projeto de plantio de 1000 árvores de imburana.
A associação já iniciou a produção de mudas, possuindo aproximadamente as 1000 mudas, necessitando localizar áreas que sejam disponibilizadas para o plantio segundo a Sra. Maria José de Sá

A APIME se reuniu, através da articulação da Sra. Maria José de Sá,  com os representantes da Associação para colaborar na execução do plantio das referidas mudas e explicar sobre a proposta de proteger a Imburana como forma de conservar as abelhas nativas.

Ficou acertado que a APIME levará à reunião do Grupo de Trabalho que discute a Umburana no Recife, a proposta apresentada no sentido de identificar as áreas para plantio, bem como verificar outros apoios para esta iniciativa.

 

Fonte: http://apimeabelhanativa.blogspot.com.br/2011/06/imburana-de-cambao-api…

Em: 21/05/2017

Compartilhar